Páscoa ao Domingo ou Segunda-feira

Páscoa ao Domingo ou Segunda-feira

Mensagempor ratilau em Segunda Abr 06, 2009 2:36 pm

Parece que desta vez a Páscoa vai mesmo ser ao Domingo. A tradição dos "quero mais um dia de férias" desta vez não perdurou e ainda é de assinalar a polémica que muita gente faz sem sequer abrir a porta. Nagozela no seu melhor mais uma vez!
ratilau

Registado: Segunda Abr 02, 2007 1:35 pm

Re: Páscoa ao Domingo

Mensagempor noi em Segunda Abr 06, 2009 3:17 pm

Eu já ouvi dizer que é na segunda.... alguem pode confirmar? se for á segunda onde posso pedir comprovativo para apresentar na empresa!!! :P
noi
Site Admin

Registado: Segunda Mar 26, 2007 8:35 pm

Re: Páscoa ao Domingo ou Segunda-feira

Mensagempor noi em Quarta Abr 08, 2009 4:06 pm

Comentário retirado do nosso livro de visitas.

"Ana Gomes
ana.costa.gomes@sapo.pt

Quem quiser que a tradição continue e tenha vontade de participar nos festejos da Páscoa á segunda feira não coloque o trabalho como obstáculo pois podem marcar um dia de férias direito reconhecido. Terá mesmo vontade.
Date: Monday 06th 2009f April 2009 ( 05:01:23 PM )"
noi
Site Admin

Registado: Segunda Mar 26, 2007 8:35 pm

Mensagempor ratilau em Quarta Abr 08, 2009 4:49 pm

Qual tradição? E porqué tradição? Quantas verdadeiras tradições foram esquecidas em nagozela? O argumento da tradição é ridículo. Porque é que quem quer simplesmente receber a cruz em casa (independentemente de guerras entre domingo e segunda feira) tem que abdicar de um dia de férias só porque suas excelências querem manter uma "tradição" (de rir mesmo) ?

Apesar de não ser nenhum fervoroso defensor da Páscoa ao Domingo (porque se fosse a uma segunda e tivesse disponibilidade seria igual) não percebo os argumentos de defender uma Páscoa á segunda. Esqueçam essa da tradição.

E esse festival que fazem...enfim...
ratilau

Registado: Segunda Abr 02, 2007 1:35 pm

Mensagempor catia em Sexta Abr 10, 2009 12:05 am

bom a páscoa ao domingo ou á segunda-feira, para mim a tradição não me diz nada, porque não a vivi intensamente, quando para cá vim era a segunda-feira mas já não vinha o padre, o que para mim é o que não faz sentido, assim sendo acho que faz mais sentido ser ao menos no domingo porque sempre foi para mim assim em lisboa e as pessoas talvez possamestar todas em casa e não no trabalho. Todos têm direito a Páscoa.
catia

Registado: Quarta Abr 08, 2009 10:46 pm

Mensagempor macaquinhodochines em Sexta Abr 10, 2009 5:11 am

...

É uma vergonha o ponto a que chegamos...

Que se instale a polémica do Domingo e/ou Segunda-feira de Páscoa, é absolutamente compreensível, porque assim nos fomos "habituando"! A população em geral, há muito que tem frisado o facto de não haver pleno acordo em torno desta questão. Pelo que até já me habituei!

O que eu acho lamentável e VERGONHOSO foram as declarações do Sr. Padre Ricardo na Eucaristia do passado Domingo:

Primeiro: ao pedir à população que colocasse no TRADICIONAL envelope o valor correspondente a um dia de trabalho de um Homem por cada casa!

É simplesmente ridículo impor um valor daquilo que se entende por donativo (= s. m. Oferta, dádiva; presente; esmola. in Dicionário Online Periberam). Não deveria a religião ser aberta a toda a comunidade sem distinções nem discriminações? Não deveria a Igreja dar o exemplo quando falamos em humildade?

Segundo: [quando confrontado com o argumento de ser tradição comemorar-se à Segunda-feira] ao responder que as TRADIÇÕES tinham de acabar!

Desta vez, se não é ridículo é, no mínimo, contraditório! Se "as tradições têm de acabar", vamos acabar de uma vez por todas com elas: acaba-se com o TRADICIONAL envelope na páscoa; acaba-se com o TRADICIONAL peditório da Eucaristia; acaba-se com a TRADICIONAL procissão em louvor da N. Sra. da Conceição; acaba-se com o TRADICIONAL peditório para esta mesma procissão!!! Que me dizem?? "As tradições têm de acabar??"

Que a Igreja anda mal, todos nós sabemos...Mas este Sr. Padre mostra-se intransigente, autoritário, dono e senhor da paróquia porque assim o bem entende... ou afinal... apenas demasiado influenciável por tod@s @s que pensam poder ditar o futuro da comunidade paroquial, a seu bel-prazer!

Um amigo!
macaquinhodochines

Registado: Quinta Abr 09, 2009 11:42 pm

Páscoa à Segunda-feira!!

Mensagempor Mário Rui em Sábado Abr 11, 2009 1:37 am

Bem, descobri recentemente que o meu nome figura o topo da lista de suspeitos da recente manifestação intitulada "Páscoa ao Domingo - NÃO, Páscoa à Segunda - SIM"!

Muito sinceramente, admito que me sinto lisonjeado por ser lembrado pelas pessoas (preferia que isso acontecesse por motivos menos "infelizes"). De qualquer forma, lamento informar à população que: Não sou eu o autor da referida manifestação!

Saudações Nagozelenses!
Mário Rui

Registado: Segunda Mar 26, 2007 9:07 pm

Mensagempor Pedro Brinca em Quarta Jun 17, 2009 7:38 am

Essa do envelope e deliciosa.. mas a culpa nao eh do padre, a culpa eh de quem ainda atura esses malucos e lhes da de comer... Mas a proposito da pascoa, gostava de contar aqui uma historia passada comigo, ninguem me contou, com o ilustre animal que era o padre anterior, ja que tou a ver que se mudou de cavalo para burro (e atente-se que eu ate acho bastante piada aos burros, o meu avo tinha uma burra que era di luxo):

Creio que ha cerca de tres anos, a minha tia Aurora estava sozinha na sua casa da rua da quinta, atarefada a preparar a mesa para a visita do padre por ocasiao da pascoa. Uma vez que estava sozinha, e sabendo eu o que aquilo significava para a minha tia, decidi receber o padre com ela. Eis que entra o Anibal (acho q e esse o nome dele) com a cruz as costas mais o padre, e zas! parte o candeeiro de sala com a cruz e espalha os vidros todos pela comida que estava em cima da mesa, que deve ter levado um bom dia a minha tia a preparar, comida que certamente n poe tanto empenho quando ela a prepara para ela mesma.

Qual foi a reaccao do animal??? Zero!!! Lambeu-lhe o envelope da mesa e toca a andar!

E eu pergunto.. Pq raio ainda andamos a aturar gente desta? A minha tia foi criada assim, numa epoca em que quem n ia a catequese era malhado.. Mas na idade da televisao, do acesso generalizado a universidade, a internet, aos livros etc... QUAL E A NOSSA DESCULPA??
Pedro Brinca

Registado: Quinta Mar 29, 2007 4:12 pm

Voltar para Aldeia

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante